Sangria Terapêutica.
- andrezzabertolaci
- 29 de jan.
- 1 min de leitura

Sangria terapêutica é um procedimento no qual uma quantidade controlada de sangue é removido do paciente com o objetivo de tratar uma condição médica específica.
Quando é indicado?
Quando o paciente possui excesso de ferro no organismo (hemocromatose), quando aumento do número de hemácias e hematócrito (poliglobulias/ eritrocitoses) e na porfiria cutânea.
Como funciona?
O paciente é posicionado confortavelmente e, similar a doação de sangue, uma veia é escolhida para inserir a agulha e iniciar a coleta. A quantidade de sangue removida durante o procedimento é determinada pelo médico e está relacionada com o objetivo terapêutico
Depois do procedimento, o paciente é monitorado por alguns minutos para garantir que não haja reações imediatas como queda de pressão, tonturas e náuseas. Em algumas situações pode ser necessária a reposição de soro para evitar complicações em pacientes de maior risco.
Diferente da doação de sangue, o sangue irá para uma bolsa especial e depois é descartado.
A sangria é um procedimento seguro e ambulatorial. O número de sessões de sangria terapêutica necessárias varia conforme a condição médica específica do paciente e o objetivo do tratamento. Em algumas condições crônicas, as sangrias podem ser necessárias regularmente, sendo quinzenal ou mensal.
A sangria terapêutica é um procedimento médico que deve ser realizado sob a orientação e acompanhamento de um profissional hematologista habilitado. Na clínica Sowa temos uma sala de infusões e equipe preparadas para realizar este tipo de procedimento.